Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro localiza-se em Felgueiras e a sua origem data de 1102. A presença da comunidade monástica em Pombeiro está documentada desde o ano 853.

Foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho, acumulando vasto património fundiário e influência política. Na Idade Moderna o Mosteiro foi grandemente transformado, adquirindo o essencial do seu aspeto atual. No início do século XIX procedeu-se a remodelação dos claustros numa intervenção neoclássica, entretanto interrompida com a extinção das ordens religiosas em 1834.

Em 1809, decorrente das invasões francesas, deflagrou no edifício um incêndio que viria a destruir grande parte da área da comunidade, apenas saindo ilesa da calamidade a igreja. Já em 1819, e na sequência da campanha iniciada após o incêndio que atingira o Mosteiro anos antes, ocorrem obras de reconstrução da área da comunidade do Mosteiro: constrói-se a casa do Capítulo, a livraria, a hospedaria, as tulhas, entre outros. Foi também comprado novo recheio para a sacristia.

Em meados do século XX o conjunto começou a ser restaurado e mais recentemente, foi alvo de uma intervenção arqueológica generalizada, que permitiu reconhecer as principais fases de ocupação do local.

O Mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.