Mosteiro de Santo André de Rendufe

O Mosteiro de Santo André de Rendufe localiza-se em Amares e. embora se desconheça a data de fundação, estima-se que tenha ocorrido antes de 1090. Foi um dos principais centros beneditinos portugueses entre os séculos XII e XIV, conhecendo após esse período uma fase de declínio.

Em 1551 o edifício foi restaurado e mais tarde, no início do século XVIII, assistiu-se a uma constante atividade construtiva, responsável pela reforma integral da igreja. Reconstruiu-se ainda o claustro e remodelou-se o dormitório com dez celas para os monges e uma para o abade. Por sua vez, a biblioteca foi edificada entre 1716 e 1719.

Depois de 1834, a sua igreja foi convertida em igreja paroquial e o mosteiro, bem como os terrenos pertencentes à cerca monástica, é vendido a particulares. Em 1877, um violento incêndio destruiu o edifício quase por completo. A igreja escapou ilesa. O templo sofreu ainda, em 1960, a derrocada do telhado e da abóbada, provocando grandes danos na sua decoração interior.

Quanto aos terrenos da antiga cerca monástica, estes correspondem quase na sua totalidade a propriedade privada, pelo que reconversão destes terrenos numa exploração vitivinícola conduziu ao desaparecimento da grande maioria das estruturas arquitetónicas, sistemas de rega, capelas, caminhos e muros que outrora compunham a cerca monástica.

Em 1943 o mosteiro obteve a classificação de Imóvel de Interesse Público.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.