Convento de São Salvador de Vilar de Frades

O Convento de Vilar de Frades localiza-se em Areias de Vilar, Barcelos, e terá sido fundado em 556 pelo bispo S. Martinho de Dume, embora não esteja provado. Dessa época não restam vestígios, já que as invasões muçulmanas levaram à sua ruína. O espaço começou por ser, no século XI, um Mosteiro Beneditino. 

Em 1425, foi entregue a uma nova congregação, os Cónegos de S. Salvador de Vilar de Frades, conhecidos por Lóios, tendo-se tornado casa-mãe da congregação, em Portugal.

Após 1834, o Convento de Vilar de Frades passou para o Estado e foi depois vendido em hasta pública. De uma área de 90 hectares, foi tudo vendido a privados, exceto a igreja, a sacristia e o claustro, que ficou a funcionar como residência paroquial. As alas conventuais e a cerca conventual são fechados e vendidos a privados, sendo inicialmente transformados em quinta. Em 1953 é comprado por Artur Cupertino de Miranda que, em 1957, o vende à Ordem Hospitaleira de S. João de Deus que ali, ainda hoje, tem presença com a Casa de Saúde S. José, para doentes mentais.

Na década de Década de 60 a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus cede ao Município de Barcelos o chafariz do claustro do Convento de Vilar de Frades, que hoje se encontra no Largo da Porta Nova e está classificado como Monumento Nacional,

Desde 1910 que é considerado monumento nacional. Em 1994 começam obras de requalificação do Convento de Vilar de Frades e em 2006 o espaço é aberto ao público.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.