Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro localiza-se em Felgueiras e a sua origem data de 1102. A presença da comunidade monástica em Pombeiro está documentada desde o ano 853.
Foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho, acumulando vasto património fundiário e influência política. Na Idade Moderna o Mosteiro foi grandemente transformado, adquirindo o essencial do seu aspeto atual. No início do século XIX procedeu-se a remodelação dos claustros numa intervenção neoclássica, entretanto interrompida com a extinção das ordens religiosas em 1834.
Em 1809, decorrente das invasões francesas, deflagrou no edifício um incêndio que viria a destruir grande parte da área da comunidade, apenas saindo ilesa da calamidade a igreja. Já em 1819, e na sequência da campanha iniciada após o incêndio que atingira o Mosteiro anos antes, ocorrem obras de reconstrução da área da comunidade do Mosteiro: constrói-se a casa do Capítulo, a livraria, a hospedaria, as tulhas, entre outros. Foi também comprado novo recheio para a sacristia.
Em meados do século XX o conjunto começou a ser restaurado e mais recentemente, foi alvo de uma intervenção arqueológica generalizada, que permitiu reconhecer as principais fases de ocupação do local.
O Mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910.