Mosteiro de Santo André de Rendufe
O Mosteiro de Santo André de Rendufe localiza-se em Amares e. embora se desconheça a data de fundação, estima-se que tenha ocorrido antes de 1090. Foi um dos principais centros beneditinos portugueses entre os séculos XII e XIV, conhecendo após esse período uma fase de declínio.
Em 1551 o edifício foi restaurado e mais tarde, no início do século XVIII, assistiu-se a uma constante atividade construtiva, responsável pela reforma integral da igreja. Reconstruiu-se ainda o claustro e remodelou-se o dormitório com dez celas para os monges e uma para o abade. Por sua vez, a biblioteca foi edificada entre 1716 e 1719.
Depois de 1834, a sua igreja foi convertida em igreja paroquial e o mosteiro, bem como os terrenos pertencentes à cerca monástica, é vendido a particulares. Em 1877, um violento incêndio destruiu o edifício quase por completo. A igreja escapou ilesa. O templo sofreu ainda, em 1960, a derrocada do telhado e da abóbada, provocando grandes danos na sua decoração interior.
Quanto aos terrenos da antiga cerca monástica, estes correspondem quase na sua totalidade a propriedade privada, pelo que reconversão destes terrenos numa exploração vitivinícola conduziu ao desaparecimento da grande maioria das estruturas arquitetónicas, sistemas de rega, capelas, caminhos e muros que outrora compunham a cerca monástica.
Em 1943 o mosteiro obteve a classificação de Imóvel de Interesse Público.