Mosteiro de São Bento da Vitória

O Mosteiro de São Bento da Vitória localiza-se no centro do Porto, na freguesia da Vitória, e foi construído em finais do século XVI. A construção terminou cerca de um século depois do seu início. Um processo longo, que se reflete na arquitetura, de tipologia maneirista e barroca, bem como na ornamentação da Igreja, com obras de diferentes períodos e de grande significado no contexto da história de arte portuguesa.

Após 1834 o edifício funcionou como Tribunal e Casa de Reclusão, e ainda como quartel, tendo-se instalado sucessivamente as tropas da Junta do Porto (1846-1847), o Regimento de Infantaria n.º 6, o Batalhão Nacional de Artilharia, o Batalhão de Caçadores n.º 9, o Batalhão de Caçadores n.º 1 e outros serviços militares. Só em 1977 o edifício deixou de estar ao serviço do exército.

Em 1922, o imóvel foi atingido por um incêndio que destruiu a área ocupada pela Casa de Reclusão Militar, pelo Tribunal Militar e polo quartel de dois regimentos (Infantaria 31 e Engenharia), levando à saída gradual dos corpos militares.

O edifício encontrava-se então devoluto e num considerável estado de degradação. Entre 1985 e 1990, o IPPAR submete o Mosteiro a obras de restauro, permitindo a instalação dos monges beneditinos, da Orquestra Nacional do Porto e do Arquivo Distrital do Porto.

Em 2007, o Estado atribui ao TNSJ (Teatro Nacional de S. João) parte significativa do edifício, sendo que nesse espaço se e realizam espetáculos teatrais, concertos e eventos especiais da sua programação, acolhendo ainda iniciativas exteriores de natureza diversa.

Desde 1977 que está classificado como Monumento Nacional.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.