Mosteiro de São Bento da Vitória
O Mosteiro de São Bento da Vitória localiza-se no centro do Porto, na freguesia da Vitória, e foi construído em finais do século XVI. A construção terminou cerca de um século depois do seu início. Um processo longo, que se reflete na arquitetura, de tipologia maneirista e barroca, bem como na ornamentação da Igreja, com obras de diferentes períodos e de grande significado no contexto da história de arte portuguesa.
Após 1834 o edifício funcionou como Tribunal e Casa de Reclusão, e ainda como quartel, tendo-se instalado sucessivamente as tropas da Junta do Porto (1846-1847), o Regimento de Infantaria n.º 6, o Batalhão Nacional de Artilharia, o Batalhão de Caçadores n.º 9, o Batalhão de Caçadores n.º 1 e outros serviços militares. Só em 1977 o edifício deixou de estar ao serviço do exército.
Em 1922, o imóvel foi atingido por um incêndio que destruiu a área ocupada pela Casa de Reclusão Militar, pelo Tribunal Militar e polo quartel de dois regimentos (Infantaria 31 e Engenharia), levando à saída gradual dos corpos militares.
O edifício encontrava-se então devoluto e num considerável estado de degradação. Entre 1985 e 1990, o IPPAR submete o Mosteiro a obras de restauro, permitindo a instalação dos monges beneditinos, da Orquestra Nacional do Porto e do Arquivo Distrital do Porto.
Em 2007, o Estado atribui ao TNSJ (Teatro Nacional de S. João) parte significativa do edifício, sendo que nesse espaço se e realizam espetáculos teatrais, concertos e eventos especiais da sua programação, acolhendo ainda iniciativas exteriores de natureza diversa.
Desde 1977 que está classificado como Monumento Nacional.