Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas localiza-se em Tarouca, Viseu, e a sua construção iniciou-se em 1168. No seu tempo foi um dos maiores mosteiros da Ordem de Cister de Portugal.

Foi largamente ampliado no século XVI, XVII e XVIII. Chegou a ser um dos mais ricos mosteiros portugueses, detentor de uma biblioteca notável.

Após 1834, a igreja foi convertida em igreja paroquial e parte das dependências monásticas vendidas a privados. O edifício foi alvo de saques e pilhagens e ocorreu um incêndio em 1841. Em 2002, ao abrigo de protocolo com a Diocese de Lamego, o Estado Português iniciou o progressivo restauro dos edifícios e espólio.

A integração, em 2009, no Projeto Vale do Varosa, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de São João de Tarouca e Convento de Santo António de Ferreirim), possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011. Neste espaço é ainda possível visitar o núcleo museológico e a exposição “Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.

Foi classificado como Monumento Nacional em 1997.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.