Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas localiza-se em Tarouca, Viseu, e a sua construção iniciou-se em 1168. No seu tempo foi um dos maiores mosteiros da Ordem de Cister de Portugal.
Foi largamente ampliado no século XVI, XVII e XVIII. Chegou a ser um dos mais ricos mosteiros portugueses, detentor de uma biblioteca notável.
Após 1834, a igreja foi convertida em igreja paroquial e parte das dependências monásticas vendidas a privados. O edifício foi alvo de saques e pilhagens e ocorreu um incêndio em 1841. Em 2002, ao abrigo de protocolo com a Diocese de Lamego, o Estado Português iniciou o progressivo restauro dos edifícios e espólio.
A integração, em 2009, no Projeto Vale do Varosa, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de São João de Tarouca e Convento de Santo António de Ferreirim), possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011. Neste espaço é ainda possível visitar o núcleo museológico e a exposição “Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.
Foi classificado como Monumento Nacional em 1997.