Mosteiro de São João de Tarouca

O Mosteiro de São João de Tarouca foi o primeiro da Ordem de Cister fundado em território português, no séc. XII. o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII com a construção de novos edifícios, de entre os quais se destaca um novo e colossal dormitório, de dois pisos, único em Portugal.

O mosteiro está implantado junto do rio Varosa, já que era condição da Ordem que os edifícios fossem erguidos junto de cursos de água.

Após 1834, a igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e os seus edifícios explorados como pedreira até aos inícios do século XX. O desmantelamento para venda e reaproveitamento da pedra resultou no total desaparecimento das dependências medievais e na ruína das ampliações mais tardias.

Classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim), o Projeto Vale do Varosa, que já permitiu a requalificação da Igreja do Mosteiro e, desde 2013, a musealização das ruínas, resultado de uma exaustiva escavação arqueológica que decorreu entre 1998 e 2007.

Na Casa da Tulha, antigo celeiro monástico, pode ser vista a reconstituição tridimensional do Mosteiro, sendo este o espaço que acolhe o centro interpretativo do sítio.

A igreja foi classificada como monumento nacional em 1956 e o restante conjunto monástico obteve desse estatuto em 1978.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.