Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, teve origem em finais do século XI. Cresceu em privilégios e poder e tornou-se Casa-mãe da Congregação de S. Bento dos Reinos de Portugal a partir de 1567.

Atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII, após ter sido transformado num dos maiores conjuntos monásticos do Portugal barroco e num importante centro produtor e difusor de culturas e estéticas. O Mosteiro é constituído pela igreja, alas conventuais e espaço exterior. O edifício que hoje existe foi construído ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Após 1834, foi vendido em hasta pública, com exceção da igreja, sacristia e claustro do cemitério. Em 1894, um grande incêndio destruiu o claustro do refeitório, o refeitório, a casa dos fogões, o noviciado, o coristado, o hospício, as oficinas, a casa das pinturas e os dormitórios. Com o andar dos tempos, o mosteiro viria a assistir à delapidação do seu património nuclear, à degradação e mesmo à ruína.

Em 1986, o Estado Português, perante a degradação e delapidação deste património nas décadas anteriores, adquire-o, iniciando a sua recuperação com estudos, registos e limpezas que viabilizaram os projetos de restauro que se seguiram.

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1944.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.