Convento de Santo António de Ferreirim
O Convento de Santo António de Ferreirim localiza-se em Lamego e foi fundado em 1525 pelos Condes de Marialva. Neste convento masculino Franciscano de traça manuelina, da qual sobrevive o pórtico da igreja, há ainda a assinalar a construção do claustro, entretanto desaparecido, correspondente à primeira metade do século XVI, período de construção da igreja e do complexo conventual.
Após 1834, a sua igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências conventuais vendidas em hasta pública e parcialmente desmanteladas ou caídas em ruína. Em 1954 um incêndio arruinou parte do imóvel e destruiu o órgão. Posteriormente, em 2001 o mau tempo provocou a queda parcial da zona conventual. Como consequência destes dois incidentes, o Convento viu todo o espaço das dependências monásticas praticamente destruídas.
Entre 2001 e 2005 a igreja e seu recheio foram sujeitos a restauro. Em 2009, o imóvel integrou o projeto Vale do Varosa, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de São João de Tarouca e Mosteiro de Santa Maria de Salzedas), possibilitando a recuperação da área conventual remanescente, onde foi instalado o Centro Interpretativo do convento, aberto ao público desde 2016.
O imóvel está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944.