Mosteiro de São Salvador de Grijó

O Mosteiro de São Salvador de Grijó localiza-se em Vila Nova de Gaia e foi fundado no ano de 922. No ano de 1112 foi transferido para a localização onde se encontra atualmente.

D. Rodrigo Sanches, filho de ilegítimo D. Sancho I, morreu nas imediações do mosteiro em confronto com forças leais ao rei D. Sancho II e no âmbito do conflito que conduziria ao trono D. Afonso III. No claustro foi colocado o seu túmulo, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

No início do século XVI o convento encontrava-se em ruínas e, em 1535, foi autorizada a transferência do mosteiro para a Serra de São Nicolau, em Gaia. No entanto, nem todos os clérigos concordaram com a transferência e, em 1566, o Papa Pio V separou os dois mosteiros.

No final do século XVI o imóvel foi reformado. Construiu-se o dormitório, duas alas do claustro, o refeitório e a sala do capítulo. A construção da igreja arrastou-se por mais cerca de trinta anos: a capela-mor só seria terminada em 1629.

Em 1770 o convento foi extinto e os seus bens passaram para o Convento de Mafra. Já no início do século 19, aquando da batalha com as tropas francesas, o mosteiro serviu como hospital.

Após 1834, a quinta do mosteiro foi anexada aos bens do estado e vendida em hasta pública. Em 1974 um incêndio provocou danos no mosteiro. O edifício obteve a distinção de Imóvel de Interesse Público em 1938.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Conventos e Mosteiros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.